Sobre o projeto
Um acervo artístico online pode ser entendido como uma metáfora duma coleção tangível e, portanto, pode oferecer uma maneira diferente de explorá-la e vivenciá-la.
Uma das características que definem esta era é a onipresença avassaladora da Internet, que aumentou a importância que atribuímos à criação de conhecimento. É difícil não encontrar informações sobre quase todas as manifestações artísticas online. Mas a questão não é se o objeto artístico aparece no ciberespaço, mas em que termos ele aparece, e que conteúdo é mostrado nos catálogos artísticos digitais.
A relevância dos catálogos artísticos online como meio necessário de divulgação e mediação, ganha mais sentido justamente na conjuntura atual provocada pela pandemia global COVID-19, momento em que devemos estar atentos às possibilidades de divulgação e mediação digital de cada instituição museológica, visto que o acesso ao museu, tanto de pesquisadores quanto de usuários em geral, é feito pela Internet e os serviços oferecidos pelo museu devem ser satisfatórios.